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Como conectar um headphone/headset ao PS5, Xbox Sequence X e Nintendo Transfer

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Com a ausência da saída S/PDIF (óptica) nos consoles PS5, Xbox Sequence X e Nintendo Transfer, obter uma boa qualidade de áudio pode ser desafiador. O primeiro motivo é que mesmo havendo uma saída P2 (3,5mm) para fones de ouvido nos controles sem fio ou no próprio console, como é o caso do Nintendo Transfer, pode existir uma carência na capacidade da placa de som integrada oferecida, principalmente em termos de amplificação do sinal. Além disso, um fone de ouvido conectado ao controle sem fio pode ser um incômodo para alguns durante o jogo.

No caso do PS5, para utilizar o Tempest 3-d, uma tecnologia de “áudio 3-d”, a Sony diz que há duas formas:

  • Conectar um cabo com conector 3,5 mm (P2) no controle DualSense
  • Utilizar um dispositivo USB compatível através das portas USB do console

Ao irmos para o Xbox Sequence X e o Nintendo Transfer, não há esse problema de transmissão, entretanto ainda temos a questão de conectar o fone diretamente no controle. Isso limita tanto a qualidade de áudio quanto os movimentos do jogador, como já foi dito acima. Agora, saiba como evitar isso e aproveitar todo o potencial do Tempest 3-d do PlayStation 5 ao mesmo pace.

Conexões do console Xbox Sequence X. Fonte: pocket-lint
Conexões do console Nintendo Switch. Fonte: cnn
Conexões do console Nintendo Transfer. Fonte: cnn
Conexões do console PlayStation 5. Fonte: psu
Conexões do console PlayStation 5. Fonte: psu

Make the most of um fone de ouvido e microfone cabeados ao invés de um headset Bluetooth

Headsets gamer costumam possuir na maioria das vezes um microfone de baixa qualidade. Este é o primeiro motivo para se usar um microfone a parte para obter uma boa comunicação em jogos multiplayer on-line.

Headphone Dan Clark Audio Aeon Flow, microfone Antlion Audio ModMic Uni e DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte (source): audio-head
Headphone Dan Clark Audio Aeon Waft, microfone Antlion Audio ModMic Uni e DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte (supply): audio-head

Ao analisarmos os headsets Bluetooth, encontramos o segundo motivo para utilizarmos um headphone e microfone cabeados, a tecnologia Bluetooth. Infelizmente o Bluetooth ainda é limitado em termos de transferência de áudio. Durante a transmissão do som do headphone e do microfone, há falta de banda para a emissão (microfone) e recepção (headphone) do som. Para manter uma qualidade mínima geral, a largura de banda do microfone acaba sendo sacrificada e o áudio do fone de ouvido fica com a maior parte.

O porquê de utilizar dispositivos de áudio externos em conjunto com os consoles

Assim como notebooks, desktops e celulares, em sua grande maioria, tem uma carência de circuitos de áudio mais bem elaborados, os consoles seguem a mesma linha. O motivo disso é simplesmente porque há um orçamento limite para o custo do produto e é necessário dividi-lo entre as diversas funcionalidades do console, priorizando o mais importante para esse tipo de dispositivo: capacidade gráfica e poder de processamento. Portanto, caso você queira extrair a melhor qualidade de áudio possível de seu PS5, Xbox Sequence X e Nintendo Transfer, é válido pensar em adquirir um DAC/amp.

Os DAC/amp são dispositivos que possuem um bom chip DAC (Virtual to Analog Converter ou Conversor Virtual para Analógico), responsável por converter um sinal virtual em um sinal elétrico analógico, e um sistema de amplificação mais refinado comparado o que encontramos nos consoles. Embora outros dispositivos prometem um excelente DAC para a conversão de arquivos de alta resolução, o que fará mais diferença será o amplificador embutido nos DAC/amps.

DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte: Vitor Valeri
DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte: Vitor Valeri

Quando há uma amplificação ruim, o fone de ouvido apresenta um som por vezes baixo, sem corpo, distorcido, entre outras consequências mais. Ao utilizar um DAC/amp, iremos obter, para grande maioria dos fones de ouvido, uma capacidade de amplificação o suficiente. A primeira coisa que percebemos ao utilizar um bom DAC/amp é o aumento do palco sonoro (forma como é reproduzido o espaço da gravação unique percebendo sua largura, altura e profundidade juntamente com o posicionamento dos instrumentos dentro dele) e no corpo (maior destaque do timbre de determinado instrumento, onde o som se faz mais presente).

Em seguida, ao analisarmos melhor, na maioria das vezes há um incremento no corpo, no punch (impacto de um determinado som com boa velocidade), na textura (capacidade de mostrar o som de instrumentos de maneira física e realista) e na extensão (até onde o fone de ouvido consegue reproduzir, de forma audível, determinada faixa de frequência) dos graves. Há também casos em que pode haver uma melhora na definição e na extensão dos agudos (capacidade do fone de ouvido de produzir o som de cada instrumento nos mínimos detalhes como, por exemplo, a respiração do músico ou cantor, o dedilhar nas cordas do violão, um espirro bem ao fundo da gravação and so on.).

Como conectar um DAC/amp ao PS5, Xbox Sequence X e Nintendo Transfer

Infelizmente não são todos os DAC/amp capazes de extrair o áudio dos consoles, em especial o PS5. Enquanto o Xbox Sequence X e o Nintendo Transfer só necessitam de um dispositivo com uma conexão virtual S/PDIF (Sony/Philips Virtual Interface), o PlayStation 5 precisa que haja a comutação automática para o USB Audio Magnificence 1 (UAC1), algo que somente alguns DAC/amp possuem. Isso é necessário para que haja a transmissão do Tempest 3-d, a tecnologia de “áudio 3-d” criada pela Sony para seu console de última geração.

Para extrairmos o áudio do Xbox Sequence X e do Nintendo Transfer com a melhor qualidade possível, é necessário utilizar a saída de áudio virtual S/PDIF (Sony/Philips Virtual Interface) de sua sensible TV. Caso você já a make the most of para alimentar um receiver de house theater ou uma soundbar, make the most of um splitter com 3 saídas ópticas com, por exemplo, este aqui.

DAC/amp Schiit Audio Hel sendo utilizado em conjunto com os consoles. Fonte: vypermajik (YouTube)
DAC/amp Schiit Audio Hel sendo utilizado em conjunto com os consoles. Fonte: vypermajik (YouTube)

A conexão virtual S/PDIF (Sony/Philips Virtual Interface) é o tipo de conexão mais comum disponível depois da USB. Ele transfere informações utilizando pulsos (ou flashes) de luz, o que torna esse tipo de cabo quase completamente imune a interferências. Existem dois tipos de plugue e entrada para este tipo de conexão. O primeiro é o plugue quadrado conhecido como Toslink (Toshiba Hyperlink) e o segundo é o plugue 3,5mm (P2), conhecido como mini-óptico.

Dito isso, compre cabos Toslink para conectar a TV ao splitter ou diretamente ao DAC/amp como, por exemplo, este aqui. Feito isso, precisaremos adquirir também um cabo USB para ligar o PS5 ao DAC/amp. Atualmente, os modelos mais recentes de DAC/amp possuem portas USB-C, então você pode comprar um cabo USB-A para USB-C na metragem adequada para a sua necessidade. Indicamos cabos da Ugreen, Anker e Baseus, caso esteja perdido no meio de tantos.

Utilização de microfone no Xbox Sequence X

No caso do Xbox Sequence X, para utilizar o microfone, será necessário conectar o microfone diretamente no controle do console. Felizmente o fone de ouvido poderá continuar conectado ao DAC/amp para obter uma qualidade de áudio melhor. Certifique-se de jogar todo o áudio para as caixas de som (audio system) nas configurações do Xbox, pois o áudio está sendo extraído através da saída de áudio virtual S/PDIF da sua TV.

Qual DAC/amp e microfone utilizar

Há dois DAC/amps compatíveis com o PS5, Xbox Sequence X e Nintendo Transfer que possuem um design interessante para jogadores devido ao knob de ajuste de quantity ser grande e posicionado para cima, facilitando o uso: Schiit Audio Hel e Schiit Audio Fulla 4.

DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte: Vitor Valeri
DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte: Vitor Valeri

Indicamos que se use microfones de lapela como, por exemplo, o Boya BY-M1. Mas caso você goste daqueles que ficam próximos à boca, o Antlion Audio ModMic Uni é uma alternativa bem interessante, pois permite a fixação em qualquer headphone. Para que não haja problemas de compatibilidade nas conexões dos microfones, indicamos a utilização de um cabo splitter para headsets.

Quais os headphones mais baratos e com bom custo-benefício para utilizar

Os headphones para utilizar no PS5, Xbox Sequence X e Nintendo Transfer que são baratos e possuem um bom custo-benefício que indicamos são:

  • Philips SHP9500 (melhor para jogos de tiro por ser aberto/open-back)
  • AKG K361
  • Kuba Disco





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