Carregando, por favor aguarde...
Pular para o conteúdo

aquisição whatsapp-facebook: ex-executivo Neeraj Arora sobre por que ele se arrepende da aquisição do WhatsApp pelo Fb e tudo o que deu errado

[ad_1]

A aquisição pelo Fb de Whatsapp é uma das maiores do setor de tecnologia. A aquisição do aplicativo de mensagens instantâneas por US$ 22 bilhões em 2014 foi maior do que qualquer um dos pares de tecnologia Apple, Microsoft ou Google. A aquisição criou um gigante de mensagens que mudou a forma como o mundo se comunica. No entanto, ao longo dos anos, seus fundadores expressaram consternação com a forma como a empresa mudou de direção sob o Fb.
Em um longo publish no LinkedIn, Neeraj Arora, o diretor de negócios do WhatsApp, escreveu uma longa nota sobre o que deu errado com o negócio. Arora agora é cofundadora e líder de teste de controle de qualidade da HalloApp. Nas postagens, ele diz que ajudou a negociar a venda de US$ 22 bilhões do WhatsApp para o Fb, um acordo do qual se arrepende agora. O WhatsApp foi fundado por Brian Acton e Jan Koum em 2009. O Fb abordou a empresa pela primeira vez para aquisição em 2012-13. A dupla recusou a oferta e decidiu crescer. O Fb, segundo Arora, abordou a empresa novamente em 2014 e desta vez fez o negócio parecer uma parceria. O acordo oferecido aparentemente parecia o melhor cenário possível:
• Suporte general para criptografia de ponta a ponta
• Sem anúncios (nunca)
• General independência nas decisões de produtos
• Assento do conselho para Jan Koum
• Nosso próprio escritório em MV
• And so forth.
O Fb disse que apoiava a missão e a visão do WhatsApp, que, como disse o cofundador Acton, technology: sem anúncios, sem jogos, sem truques. Arora acrescenta que, quando começaram a conversar sobre a aquisição, o WhatsApp deixou sua posição muito clara:
* Sem dados do usuário de mineração
* Sem anúncios (nunca)
* Sem rastreamento multiplataforma
Ele afirma que o Fb e sua administração concordaram e expressaram general comprometimento com a missão. No entanto, apenas três anos depois, em 2017 e 2018, “as coisas começaram a parecer muito diferentes…” Isso foi seguido pelo famoso tweet de 2018 do cofundador Acton: Está na hora. #deletefacebook

Segue a postagem completa:

.