[ad_1]
O Spotify está nas notícias com mais frequência ultimamente. Primeiro, lenda do rock clássico Neil Younger saiu da plataforma em protesto contra o Spotify hospedar o controverso podcast de Joe Rogan. Joni Mitchell e outros artistas de alto nível brand seguido. Rogan respondeu, mas isso fez pouco para aliviar a situação. Sem refazer toda a questão, o Spotify é um campo de batalha no momento, e a plataforma eventualmente terá que decidir se deseja manter sua abordagem direta para podcasts populares ou sua enorme lista de artistas talentosos.
Embora ecu não tenha fortes sentimentos sobre Joe Rogan, ecu tenho fortes sentimentos sobre os músicos envolvidos, e sobre de que lado da história ecu prefiro estar quando a poeira baixar. Na segunda de manhã, deletei o Spotify do meu computador e me senti muito bem com minha decisão. Na tarde de segunda-feira, no entanto, ecu estava desejando alguma música além da minha coleção pessoal.
Depois de fazer uma pequena pesquisa, parecia que o Tidal, um serviço de streaming de música da Noruega, poderia ser o substituto mais próximo do Spotify. Maré fez ondas (heh) alguns anos atrás por seu compromisso com streaming de música de alta qualidade, em oposição às taxas de bits relativamente baixas que o Spotify oferece. Embora ecu não seja um audiófilo hardcore, aprecio altas taxas de bits, álbuns completos e aplicativos simplificados, com os quais o Tidal se compromete.
Tendo usado o serviço por cerca de uma semana, gosto principalmente do Tidal e não tenho vontade de voltar ao Spotify, pelo menos até que a controvérsia atual seja resolvida. Ainda assim, não há como negar que o Spotify geralmente tem uma melhor seleção de músicas, além de melhor suporte entre plataformas. Aqui está o que ecu gosto no Tidal até agora, e o que ecu gostaria de ver melhorar.
Maré: Coisas que ecu amo
Melhor qualidade de som
O most important ponto de venda do Tidal sobre o Spotify sempre foi sua melhor qualidade de som. No nível HiFi Plus de US $ 20 por mês, você pode obter taxas de bits sem perdas de até 9.216 kbps em determinadas faixas principais. O plano HiFi mais moderado (US $ 10 por mês) transmite em torno de 1.411 kbps. O Spotify, por outro lado, chega a 320 kbps, o que é uma diferença considerável.
Ainda não decidi se pago ou não pelo Tidal, então meu único acesso a essa taxa de bits de alta qualidade foi por meio de um teste gratuito de 30 dias. No nível gratuito, o Tidal oferece uma taxa de bits de 160 kbps, o mesmo que o nível gratuito do Spotify. Mas é bom saber que se ecu decidir pagar por uma assinatura mensal, estarei recebendo música com qualidade de CD ou melhor, em vez de “MP3 da technology de meados dos anos 2000”.
Boa seleção de músicas
Toda a qualidade de som do mundo não fará bem a você se um aplicativo não oferecer a música que você deseja ouvir. Felizmente, o Tidal tem sido muito bom nesse sentido até agora. Quando você inicia o programa, o Tidal pede que você escolha três artistas (idealmente em três gêneros diferentes) para ter uma boa ideia de seus gostos. Tive o prazer de encontrar Gillian Welch, The Rolling Stones e Hilary Hahn todos listados entre as principais escolhas. (Eles são todos populares, mas é justo dizer que nenhum deles está no topo das paradas da Billboard agora.)
Na semana passada, encontrei quase tudo o que quero ouvir, de bluegrass tranquilo, rock clássico testado e comprovado, trilhas sonoras de John Williams e muito mais. (Também parece haver uma seleção respeitável de pop e hip-hop, se você gosta desse tipo de coisa.) A interface é limpa e navegável, e o serviço tem muitas opções de curadoria. Você pode escolher suas faixas favoritas, ouvir álbuns completos, ver listas de reprodução escolhidas a dedo ou deixar o algoritmo decidir. Esses recursos não são exclusivos do Tidal, é claro, mas são vitais para qualquer bom aplicativo de música.
Músicos não estão fugindo em massa
Embora isso possa ser uma coisa efêmera, vale ressaltar que o Tidal não está envolvido em nenhum tipo de grande controvérsia no momento. Os artistas não estão protestando; ninguém o está acusando de espalhar desinformação médica; os ouvintes não estão traçando linhas de batalha políticas sobre o que deve e o que não deve estar no serviço. O Tidal está aqui para fornecer música de streaming de alta taxa de bits, e essa parece ser a única coisa pela qual é conhecida.
(Bem, isso e um caso potencial de fraude de volta em 2018. Vamos ver o que acontece com esse.)
Uma possível razão para isso é que o Tidal paga aos músicos muito mais por movement do que o Spotify: cerca de quatro vezes mais, de acordo com um web page de entusiastas da música. Colmeia do Produtor. Se você assinar o nível HiFi Plus de US $ 20 por mês do Tidal, ele também canalizará “até 10% de sua assinatura” para artistas de sua escolha. Embora ecu quase possa garantir que nenhum músico está ficando rico com o Tidal, ele é pelo menos mais generoso do que alguns de seus concorrentes.
Tidal: Coisas que ecu odeio
Não tanto coisas obscuras
Embora ecu não tenha problemas com a seleção geral de músicas do Tidal, não há como negar que o Spotify tem mais coisas. Enquanto o Tidal afirma hospedar mais de 80 milhões de faixas, o Spotify afirma hospedar mais de 82 milhões. Com base em meus próprios hábitos de escuta, definitivamente encontrei alguns pontos cegos na biblioteca do Tidal. Ambos os serviços têm discografias quase completas de grandes artistas e álbuns populares de artistas de mais nicho. Mas quando se trata de álbuns mais antigos e obscuros, o Tidal tende a ser abnormal, enquanto o Spotify é (às vezes surpreendentemente) robusto.
Naturalmente, as faixas exatas que você pode ou não encontrar variam de ouvinte para ouvinte. Mas mesmo na minha primeira semana de uso do Tidal, fiquei desapontado ao descobrir que muitos dos meus favoritos do Spotify simplesmente não estão presentes. Talvez este seja um sinal de que ecu deveria me esforçar e comprar os álbuns imediatamente, mas também é um sinal de que o Tidal pode consertar alguns pontos perdidos em sua biblioteca.
Nenhum aplicativo de console de jogos
Uma das principais vantagens do Spotify é que você pode instalá-lo em praticamente tudo. Embora o Tidal tenha aplicativos para PC, Mac, Android, iOS e um número francamente ridículo de sistemas de som high-end, o Spotify atualmente tem uma enorme vantagem sobre seu concorrente no PS5 e Xbox Collection X. O Spotify é uma ferramenta indispensável nos consoles modernos, pois você pode substituir perfeitamente a música de fundo em qualquer jogo que estiver jogando com faixas do Spotify.
O Tidal não tem um aplicativo no PlayStation ou no Xbox. Como tal, se você quiser se distrair e ouvir algumas músicas ou podcasts enquanto aprimora o nível em um RPG ou joga partidas casuais em um jogo de tiro competitivo, precisará configurar o Tidal em um dispositivo totalmente diferente. Não está claro se o Tidal está trabalhando em aplicativos de console de jogos, o que torna o Spotify muito mais atraente para os jogadores de console quase por padrão.
Base de usuários menor
O Tidal me lembra nada mais do que ser um usuário do Android no início dos anos 2010. Antes do sistema operacional móvel do Google atingir o sucesso, ser um usuário do Android technology muito parecido com ser um cidadão de segunda classe no mundo dos smartphones. Você tem aplicativos menos polidos, meses (ou anos) depois do iOS – se você os tiver. A compatibilidade entre sistemas operacionais technology limitada. Havia uma sensação de que nada funcionava 100% certo com o Android e, se você quisesse uma solução, teria que criar uma.
Como mencionado acima, o Tidal não possui aplicativos de console de jogos. Não se integra ao Discord. Se você deseja compartilhar músicas ou listas de reprodução com seus amigos, provavelmente terá que convencê-los a se inscrever no Tidal primeiro. Em 2016, o Spotify tinha cerca de 100 milhões de usuários; O Tidal tinha cerca de 3 milhões. Provavelmente não fechou a lacuna nesse ínterim.
Continuarei usando o Tidal?
Tudo dito, ecu gosto do Tidal. Oferece a música que ecu quero, e em melhor qualidade que o Spotify. European posso ouvir Neil Younger e Joni Mitchell nele, o que é uma grande vantagem agora. E ainda me pergunto se o programa se expandirá significativamente no futuro próximo – ou se ainda tem os recursos para fazê-lo.
No que diz respeito a uma análise abrangente do Spotify vs. Tidal, não usei o Tidal o suficiente para oferecer uma opinião informada. Mas posso ouvir a música que quero sem uma tempestade on-line pairando sobre o serviço e, por enquanto, isso é bom o suficiente para mim.
[ad_2]